"ATENÇÃO. Promoção imperdível!"
O dedo coça quando vemos uma chamada dessas, não é mesmo? É justamente essa intenção de muitas promoções fraudulentas. Muitas lojas e sites utilizam desse artifício para vender determinado produto pela "metade do dobro".
Obviamente que é possível encontrar e conseguir produtos com bons descontos e preços baixos. A Black Friday será dia 27/11. Para não cair nessa e outras armadilhas, confira as dicas:
Investigue o site: O site deve conter o CNPJ ou CPF, além do endereço , contato e nome do vendedor ou da empresa. Verifique também se o site está cadastrado em alguma lista de restrição, como no PROCON.
Veja os preços anteriores: Na própria internet é possível verificar os preços anteriores por meio de sites como Buscapé e o Bondfaro.
Compare o preço com outros sites: Compare preços considerando o frete e o seguro. Produtos com maior desconto acabam tendo o mesmo preço final quando somados o frete e possível seguro a ser incluso.
Use os seus próprios dispositivos: Não utilize aparelhos de terceiros e certifique-se que o dispositivo possui antivírus.
Fique de olho nas transações: Quase todos os bancos possuem serviço de notificação via SMS / e-mail quando alguma compra é efetuada. Isso ajuda o consumidor no caso de fraudes e compras que não foram feitas pelo titular do cartão/conta.
Cheque as reclamações: Analise se o site é confiável. O ReclameAqui, embora não pertença a nenhum órgão oficial, é uma boa ferramenta para constatar a idoneidade do site ou da empresa.
Por fim, é lei! O consumidor pode desistir, em 7 dias, das compras feitas fora do estabelecimento comercial (pela internet, telefone e e-mail).
Além disso, a publicidade enganosa é proibida e trata-se de crime. Denúncie!
Comments