• Ricardo De Carli

Modelo de retificação, correção e alteração de nome, sobrenome e patronímico

Atualizado: 18 de fev.


Certidão de Registro de Casamento
Certidão de Registro de Casamento

Recentemente iniciei procedimento de retificação do meu sobrenome paterno, algo que eu vinha postergando há tempos.


No meu caso o patronímico "De Carli" havia sido grafado erroneamente no registro de nascimento do meu pai como "Decarli". Quando nasci, o sobrenome prosseguiu com a grafia errada. O erro me impediu de solicitar alguns documentos.


Não querendo me aprofundar muito na questão, mas em alguns casos o erro se deu no momento que imigrantes (e ascendentes) de parte dos brasileiros chegaram ao país. Nesses casos a grafia correta só é constatada quando o interessado busca informações e documentos para solicitar cidadania e passaporte português, italiano, dentre outros.


Em outras ocasiões pode se dar por erro do próprio Cartório de Registro Civil quando é feito o registro de nascimento.


A questão é que nesses casos, em que o sobrenome acabou sendo grafado erroneamente, seja por erro na imigração ou do próprio Cartório de Registro Civil, há possibilidade solicitar a correção diretamente no cartório.


O melhor de tudo é que o procedimento é bem simples! Basta efetuar o pedido formalmente ao cartório que realizou o registro equivocado, juntando documentos que comprovem a correta grafia, como certidão de nascimento de ascendente / ancestral.


Para facilitar, deixo logo abaixo o modelo do pedido e requerimento de retificação que deve ser feito diretamente ao Cartório pelo interessado, sem a necessidade de advogado.


Modelo retificação administrativa1
.pdf
Download PDF • 234KB

Os casos que podem ser solicitados diretamente pelo interessado ao Cartório de Registro Civil são os seguintes, conforme dispõe o artigo 110 da Lei de Registros Públicos:

  1. quando há erro que não exija indagação e que seja de constatação imediata; ou

  2. inexatidão de ordem cronológica e sucessiva referente à numeração e datas; ou

  3. ausência de indicação de Município relativo ao nascimento ou naturalidade do registrado.

Qualquer outra retificação e alteração de nome ou de dados deverá ser solicitada necessariamente em ação ou pedido direcionado à um juiz, por intermédio de um advogado.