Uma companhia start-up ou startup é uma empresa recém criada, ou ainda em em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados. 

Essas empresas, normalmente de base tecnológica, possuem espírito empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador. Este modelo de negócios é a maneira como a startup gera valor – ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro. Um exemplo é o modelo de negócios do Google que se baseia em cobrar por cada click nos anúncios mostrados nos resultados de busca. Outro exemplo seria o modelo de negócio de franquias: o franqueado paga royalties por uma marca, mas tem acesso a uma receita de sucesso com suporte do franquiador – e por isso aumenta suas chances de gerar lucro. Empresas que criam modelos de negócio altamente escaláveis, a baixos custos e a partir de ideias inovadoras, são empresas startups. Startups não são somente empresas de internet. Elas só são mais frequentes na internet porque é bem mais barato criar uma empresa de software do que uma indústria.

Outra palavra que surge com frequência no mundo das startups é "investimento". Devido ao ambiente de incerteza em que é desenvolvido o negócio, até que o modelo certo seja encontrado, o investimento utilizado é de risco. Mas existe uma série de investidores que buscam por empresas startups para investirem, estes são conhecidos como investidores anjo, por isso o empreendimento que desenvolve uma boa ideia inicial possui mais chances de sucesso ao encontrar investidores.

As start-ups enfrentam vários desafios, pois se encontram em um campo de negócios arriscado e incerto, especificamente na sua fase inicial e por isso precisam ser financiadas de modos diferentes em cada fase do seu desenvolvimento. Nesse quesito, é importante ter um bom profissional, especializado na área para que possa auxiliar os empreendedores no momento da elaboração do contrato de investimento.

Outro termo muito comum nessa área são os chamados contratos de "vesting", que visam  alinhar os interesses mútuos entre a empresa e os seus funcionários. O "vesting" consiste em oferecer aos "funcionários chave" participação acionária da sociedade em troca da prestação dos seus serviços, já que a sociedade, no inicio das suas atividades, não possui capital para pagá-lo/empregá-lo.

Também é muito importante para toda empresa que inicia as suas atividades um bom planejamento jurídico (análise de risco), direcionado ao Direito Trabalhista, Tributário, Consumerista e Cível, visando sempre a formação de uma base jurídica sólida para evitar futuros dessabores.

Assessoria para Start-ups, Micro e Pequenas Empresas

Entre em contato

Dúvidas? Venha tomar um café conosco

Contate-me através do telefone, do e-mail ou encaminhe uma mensagem preenchendo o formulário abaixo. Será um prazer atendê-lo!

  • Google Places - Círculo preto
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
WhatsApp Ricardo Decarli

RHD

Atuação
Atendimento

 

De segunda a sexta-feira

Das 9h às 18h

*Apenas com horário agendado

2016-2020 Ricardo Henrique Decarli Sociedade Unipessoal de Advocacia. Todos os direitos reservados. 
WhatsApp Ricardo Decarli